O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, determinou que o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/AC) desenvolvesse missões em apoio a Polícia Federal, Exército Brasileiro e Funai na defesa da soberania nacional.
O inicio da missão foi dado pelas denuncias de invasão, feita por peruanos, a uma base avançada da Funai que fica a 23 Km de distância da fronteira com o Peru.
O deslocamento inicial ocorreu no dia 30 de julho com objetivos definidos para emprego da Aeronave Harpia 01. O Primeiro seria a retomada da base da Funai, conhecida como ‘Xinane’, que teria sido invadida por um grupo de pessoas com finalidades ainda desconhecidas.
Suspeita-se que os invasores sejam madeireiros ou traficantes peruanos. Atualmente a base opera dentro da normalidade. Outro objetivo do emprego do Centro é a identificação e captura dos invasores, além da verificação da existência de pistas clandestinas para pouso na floresta.
A missão, ainda em andamento, conta com a utilização de um helicóptero ‘Tipo Pantera’ do Exército Brasileiro, além de outro helicóptero e um avião Caravan da Polícia Federal. O Ciopaer/Ac participa com uma guarnição completa na aeronave e também com equipe em apoio pelo solo. (Ascom Ciopaer/AC).
0 comentários:
Postar um comentário