Pages

Subscribe:

BTN

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Meio ambiente

                                               Meio Ambiente
                                              24/01/2012 17:59
Produtores do Acre começam a receber o Bolsa Verde
Recebem as famílias em extrema pobreza, que usam a floresta sustentável.
Criada em março de 1990, a Unidade de Conservação leva o nome de um seringueiro que fez história na luta pela preservação do meio ambiente. São mais de 970 mil hectares, área que abrange sete municípios acreanos, onde 1.800 famílias vivem do extrativismo.

Agora é tempo de coletar castanha. Luciano Pereira é responsável por uma área de 100 hectares, onde produz também borracha e tem um pequeno roçado de subsistência.

Em setembro de 2011, ele e a esposa tiveram uma surpresa, foram selecionados pelo Bolsa Verde, programa do governo federal que beneficia extrativistas que obedecem a legislação ambiental.

Trezentos e noventa e oito produtores da reserva Chico Mendes estão recebendo o benefício. Para isso, alguns critérios precisam ser obedecidos, como preservar as Apas, áreas de proteção ambiental, não fazer uso do fogo, não derrubar árvores sem autorização dos órgãos ambientais e nem transportar de maneira ilegal produtos madeireiros e animais silvestres.

A cada três meses, os cadastrados recebem R$ 300, valor que é pago junto com outro programa social: o Bolsa Família. O incentivo é uma razão a mais para manter a floresta em pé.

Para o extrativista Raimundo Barros, que também mora na reserva, o programa é bom para os moradores da floresta, mas ele pede mais fiscalização. “É de fundamental importância que haja um trabalho de mobilização, discussão e conscientização para que não fique apenas o benefício pelo benefício”, argumenta.
 
Fonte:
Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário