Pages

Subscribe:

BTN

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Índios


Qua, 16 de Novembro de 2011 16:05 Chrísna Lima, da assessoria 
Índios das aldeias Kaxinawá, Paroá e Ashialenca apresentaram graves denúncias
Na última semana, o projeto Tribuna Popular esteve no município de Feijó. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, e teve a participação intensa da população, comerciantes, líderes políticos e indígenas de várias etnias.
Índios das aldeias Kaxinawá, Paroá e Ashialenca apresentaram graves denúncias ao deputado federal Henrique Afonso (PV-Ac)  sobre as reais condições da saúde indígena no município que fica distante 378 km da capital.
Um grupo formado por mais de dez  indígenas presentes durante a realização da Tribuna, chegou a afirmar que não existe postos de saúde em suas comunidades e muito menos um barco para o transporte.  “Vários parentes morreram porque não temos como trazer eles para a cidade, e não existe médicos em nossa comunidade, os agentes de saúde não aparecem por lá”, afirmou o líder do movimento.
O deputado Henrique Afonso, ouviu atentamente a reclamação dos indígenas. “Através da realização dessa Tribuna Popular percebo que existe urgência e transparência nas políticas públicas, são pessoas que precisam da atenção do poder público, e pretendo dedicar duas emendas para o município de Feijó, e uma delas será uma tentativa de melhorar a saúde indígena que clama por socorro”, afirmou o parlamentar.
Os grupos indígenas agora vão apresentar um documento contendo as principais reivindicações para que as emendas possam ser liberadas o mais rápido possível.
Henrique Afonso, vai ainda debater sobre o tema na Câmara Federal.


0 comentários:

Postar um comentário