Pages

Subscribe:

BTN

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Homem da Floresta!


Conhecendo o Homem da Floresta
Caboclo, ribeirinho ou pescador? Cada um destes conceitos versa sobre uma particularidade do homem amazônico.
O caboclo, ou mameluco, vem da miscigenação do branco com o índio, com predominância dessa última. O resultado deste encontro inter-racial é uma outra raça, forte e bonita. A miscigenação é o resultado da mistura de povos diferentes e os brasileiros herdaram essa mestiçagem desde a época da colonização.
Ribeirinho é aquele que vive às margens de rios, lagos e igarapés. Esta é a denominação genérica para os moradores de pequenas cidades e comunidades interioranas. Em geral, o ribeirinho vive da agricultura de subsistência e da pesca artesanal. Ele só comercializa o que excede porque toda a sua atividade é voltada para a manutenção familiar.
Pescador é o quem vive da pesca, aquele que tira dos rios e lagos o pescado, que comercializa o peixe. O termo refere-se à atividade produtiva dos habitantes da região.

O HOMEM DA FLORESTA é a união de todos estes conceitos. É o nativo, o imigrante, todo o ser que vive na magnitude da Floresta Amazônica e que, com seu esforço, ajuda a construir a história deste povo.
É o caboclo, o ribeirinho, o pescador, mas também é o judeu, o árabe, o europeu, o japonês e todo aquele que aqui chegando aprendeu a amar e a viver na mansidão das matas. Este, por opção ou por nascimento, é o verdadeiro HOMEM DA FLORESTA.

0 comentários:

Postar um comentário