Pages

Subscribe:

BTN

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amazônia desmate cai 38% em 2011


Karina Miotto*
06 de Outubro de 2011 
 Foto: Adriano Gambarini

Ontem, dia 3, a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, reuniu-se com a imprensa para informar os números do desmatamento da Amazônia de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados utilizados são do sistema Deter, que é mensal, e referem-se a agosto de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2010, o desmatamento teve queda de 38%. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), "o menor agosto da história". Em 2010, o desmate teria sido de 265 km². Este ano, de 164 km².

Descrição: alt
crédito: O Eco/Anderson Costa com dados Imazon e INPE

Esta informação, no entanto, difere da divulgada recentemente por meio do Boletim Transparência Florestal, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com o Instituto, que faz análises com base no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), o desmate de agosto deste ano na Amazônia Legal teria sido de 240 km², 15% a mais em relação ao mesmo mês de 2010 (209 km²).

De acordo com Inpe, o Mato Grosso foi o estado que mais desmatou entre janeiro e agosto de 2011 (769 Km²), seguido por Rondônia (599 km²) e Pará (453 km²). Em comunicado oficial, o Ministério do Meio Ambiente afirma que o desmatamento tem novo perfil: se até 2004 era feito em grande escala, agora é feito em pequenas áreas.
"No nosso boletim, o desmatamento aumentou 15% e a degradação florestal diminuiu 92% em agosto porque este ano não houve muita queimada. No caso do Deter, do Inpe, corte raso e degradação florestal são considerados desmatamento, ou seja, não existe essa separação. Por isso, a diferença de dados", explica Sanae Hayashi, pesquisadora do Imazon.

Descrição: alt
crédito: O Eco/Anderson Costa com dados Imazon e INPE


Inpe corrige números do Prodes
O Inpe anunciou, ainda, a correção de números do Prodes, anual, em relação ao desmatamento consolidado entre julho de 2009 e agosto de 2010, quando a área desmatada foi de 7 mil km² (e não 6.451 km²). Apesar da correção para mais, ainda assim significa 6.2% menos desmates do que o período anterior. "O projeto Guardiões da Amazônia, por meio da Operação Disparada, entrou em ação contra o desmatamento em Boca do Acre (Amazonas), Sinop (Mato Grosso) e em Novo Progresso, São Félix do Xingu e Redenção (Pará). Foram embargados 72 490 hectares, 55 serrarias fechadas, 3148 autos de infração e multas no valor mais de 1 bilhão de reais. Além disso, 28 barcos, 226 caminhões, 127 tratores e 40 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos, fatores que resultaram na queda do desmatamento" afirmou, por telefone, a assessoria do MMA. Os números do Prodes em relação a este ano devem ser divulgados entre o final de outubro e começo de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário