Pages

Subscribe:

BTN

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DENGUE!!!


Qui, 27 de Outubro de 2011 08:21 Gislaine Vidal, da TV Gazeta
Na última semana, foram notificados 23 casos suspeitos da doença
 
Nesta quinta-feira, 27, deve ser formalizado administrativamente o plano de contingência da dengue. O plano para o enfrentamento de uma possível epidemia terá foco este ano, no combate a procriação do vetor nas residências.

No dia 19 de outubro do ano passado, a Prefeitura de Rio Branco decretou estado de emergência devido o aumento dos casos de dengue clássica e hemorrágica na capital. Hoje, a situação não é tão preocupante quanto em 2011. Na última semana, foram notificados 23 casos suspeitos de dengue, no entanto, a secretaria municipal de saúde se prepara para anunciar o plano de contingência para o enfrentamento da doença nos próximos meses.
"Esse plano é o documento norteador das ações desde a atividade em campo, até o atendimento nas unidades de saúde. Outro aspecto é que ele também indica as fontes de recurso", explica o secretário Osvaldo Leal.

Com a intensificação das chuvas renovam as preocupações dos gestores da saúde. Para o próximo mês, contratações de agentes de endemias devem ser feitas pela prefeitura, como parte das ações de combate a dengue, que devem focar na eliminação do mosquito nas residências. Quanto ao plano de contingência, ele deve ser lançado no início da próxima semana.

DENGUE
É verão… muito calor, sol e chuvas. Cenário perfeito para a proliferação do Aedes aegypti o mosquito da dengue. As epidemias geralmente ocorrem nessa época do ano, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
No Estado de São Paulo, a primeira ocorrência confirmada foi em 1987 que registrou 46 casos da doença. A partir de 1990 a transmissão deu-se em todos os anos do período até 2009. O maior número de casos ocorre nos meses de verão. Cerca de 80% dos municípios apresentam infestação pelo A. aegypti.
O número de casos de dengue em 2009 caiu 24% no Estado de São Paulo nas primeiras 23 semanas do ano em relação ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. De acordo com informações enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Em todo o País, o número de notificações foi de 361.552 nas primeiras 23 semanas. Isso significa uma redução de 49,8% em relação ao mesmo período de 2008, em que foram registradas 719.593 infecções pelo mosquito da dengue.
Vamos melhorar ainda mais esta estatísticas?
Então fique alerta!!!
Lembre-se, a Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Este mosquito gosta da água parada e limpa e pica tanto durante o dia quanto à noite. Por isso é muito importante tomar os seguintes cuidados para evitar a dengue:
• Envie para reciclagem latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, garrafas PET, vidros vazios, enfim todo recipiente que não tenha serventia e que possa ser o “abrigo” para o mosquito da dengue. Caso tenha que guardar estes objetos, lembre-se de deixá-los sempre de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada;
• Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.
• Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.
• Vasinhos de plantas e jarros de flores também acumulam água. A dica é colocar areia no prato do vaso.
• Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
Sintomas!
Depois da picada, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse espaço de tempo é chamado período de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os sintomas costumam aparecer, são eles: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações.
Tratamento!
Aos primeiros sintomas, não tome nenhum remédio, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Não existe tratamento específico para dengue, as medidas tomadas são para reduzir os sintomas. A hidratação é fundamental para a prevenção de complicações.


0 comentários:

Postar um comentário