Pages

Subscribe:

BTN

quinta-feira, 23 de junho de 2011

RECICLAGEM







Reciclagem correta, faça você também
O Instituto Triângulo coloca sempre em pauta nos seus debates a reciclagem de todos os produtos que podem ser recicláveis e não ter o lixo como destino final. Porém, existem dúvidas sobre como descarta-lo. Afinal, naquelas latas coloridas o que pode ou não pode? É isso que você irá descobrir!
A reciclagem usa quatro cores – azul, vermelho, verde e amarelo para que a população não confunda o lugar correto de depositar seus resíduos. Em alguns casos também existe a cor cinza para o deposito de tudo o que não for reciclável. Porém, você sabe qual cor representa cada resíduo solido?
A reciclagem separa em 4 materiais a reciclagem – papel, plástico, vidros e metais. E nem tudo que contém estes materiais pode ir para a reciclagem. Confira.

AZUL – PAPEL

O que pode:
Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel, cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros.
O que não pode: papel carbono, celofane, papel vegetal, termo faz, papeis encerados, ou plastificados, papel higiênico, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

VERMELHO – PLÁSTICO
O que pode:
sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET, canos e tubos, plástico em geral (retire antes o excesso de sujeira)
O que não pode:  plásticos termo fixos, embalagens plásticas metalizadas.

VERDE – VIDRO
O que pode
: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos.
O que não pode: espelhos, cristais, vidros de janela, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamento, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

AMARELO – METAIS
O que pode:
latas de alumínio, latas de produtos alimentícios, tampas de garrafa, embalagens
O que não pode: clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.
Agora que está esclarecido o que pode ou não pode, é hora de começar a colocar em prática. Lembre-se que todos os produtos devem passar por uma lavagem antes de irem para a reciclagem.
 Com a separação correta, você estará ajudando os trabalhadores das usinas no trabalho de separação dos materiais, poupando tempo, e dando outro tipo de reciclagem para os produtos que não podem ir para a coleta seletiva.
Estes produtos que não vão para a coleta seletiva podem ser redirecionados para outros lugares. Contate o fabricante do produto que ele lhe dará dicas de como descartar corretamente o produto.

0 comentários:

Postar um comentário